Busca: OK
Acesso Rápido:

O seu ambiente é você quem faz

Vivemos em uma sociedade cada vez mais corporativa, competitiva e massificada. O grande desafio da atualidade é justamente a gestão das relações humanas interpessoais com um prisma que não se distancie do emocional e consiga-se manter racional e equitativo.

O desafio de se manter, criar, ou modificar um ambiente laborativo minimamente motivador e atrativo para seus colaboradores, independente da área que esteja inserido, é o elemento mais trabalhado das instituições, não importando o tipo de liderança e mesmo do tipo de trabalho, se o ambiente onde trabalhamos não é agradável, todo o restante não fará muita diferença.

O que não se pode esquecer é que trabalhamos e criamos estratégias para melhorar o que depende, na maior parte das vezes, de nós mesmos, pois um ambiente “saudável ” para se trabalhar, só é possível se todos os colaboradores fizerem sua parte e se empenharem para buscar resultados positivos nas relações sociais e interpessoais.

É fato que o ambiente de trabalho e o ambiente social coexistem e inevitavelmente interferem entre si, sendo que a harmonia entre eles é nossa responsabilidade e gestão. Tudo é questão de percepção, pois como já dizia um velho ditado: Onde uma pessoa vê um obstáculo, outra percebe uma nova chance para crescer, onde uma pessoa vê um motivo para se irritar o outro percebe uma forma de exercer a paciência, ou seja, cada um percebe e “enxerga” com os olhos na proporção de sua pré disposição.

Existem maneiras de ver e perceber as pessoas e as situações em cada momento, e sempre é o momento de se construir o ambiente que se aproxime mais do nosso modelo ideal. Se somos escravos do passado somos donos do nosso amanha, por isso faça o seu dia melhor a cada dia, pois o seu melhor dia pode fazer toda diferença no dia do seu colega. O caminho para se encontrar uma solução esta em nos mesmos e pode começar com uma autossugestão positiva. Um bom começo é a utilização das palavras magicas: Por favor; muito Obrigado; Desculpe; Com Licença; e Bom Dia. Gentileza gera gentileza, então sejamos gentis com nos mesmos, nos permitindo errar, acertar, recomeçar e corrigir.

Cristiane Dummer- Coordenadora de DP.