Busca: OK
Acesso Rápido:

A Importância da amamentação para a mãe e o bebê

A amamentação é um momento único na vida da mãe e do bebê. Naquele momento você se dedica única e exclusivamente aquela nova vida que você gerou e que agora carrega em seus braços. O ato de amamentar faz um bem enorme ao corpo, a alma e ao coração. A relação mãe e filho começam a nascer a partir deste momento, a partir deste contato. Saber que em você está o melhor alimento para o seu bebê e que a partir deste alimento o bebê cresce saudável, faz nos sentirmos fortes e capazes de enfrentar esta nova etapa da vida que é difícil, muitas vezes desgastante, mas absolutamente compensada pela alegria de poder auxiliar no desenvolvimento do seu filho. A amamentação é saúde, é vida, é amor. Amamente seu filho!

E o que é amamentar? é o ato de alimentar o bebê com o leite materno, vindo diretamente do peito. Deve ser exclusivo durante os primeiros 6 meses de vida do bebê. Segundo a OMS, é recomendado amamentação materna exclusiva por 4-6 meses e complementada até 2 anos ou mais, pois, não há vantagem em se iniciar alimentos complementares antes dos seis meses, podendo acarretar prejuízos para a saúde do bebê. Por isso, vários países adotaram oficialmente a amamentação materna exclusiva, devendo se estender até os 6 meses de vida da criança.

A amamentação é a melhor maneira de alimentar a criança nos primeiros meses de vida, é ideal para o crescimento saudável e para o seu desenvolvimento. O leite materno é o alimento natural para os bebês, ele fornece toda a energia e os nutrientes de que o recém-nascido precisa nos primeiros meses de vida.

 

De acordo com UNICEF (2007), as crianças que recebem leite materno, possuem melhor desenvolvimento e apresentam relativo aumento da inteligência em relação às crianças não amentadas no peito, além de prevenir alterações ortodônticas, de fala e diminuição na incidência de cáries. Até os seis meses de vida o bebê amamentado com leite materno não necessita de chá, água ou qualquer outro tipo de alimento, pois o leite já contém todos os nutrientes necessários e na quantidade que ele precisa, não sendo necessária complementação alimentar.

Crianças que são amamentadas no peito são mais seguras e tem mais facilidade para aceitar os alimentos, pois o leite tem características da alimentação da mãe.

A amamentação traz inúmeros benefícios para a mãe e para o bebê. Alguns dos benefícios da amamentação são:

Benefícios para a mãe

Benefícios para o bebê

Combate a hemorragia pós-parto e acelera a recuperação da mulher

Previne doenças e diminui a taxa de mortalidade do bebê

Facilita a perda de peso

Diminui as chances do bebê ter alergias

Diminui o risco de câncer de mama, endométrio e de ovário

Diminui a cólica dos primeiros meses

 

Acalma o bebê

Diminui o risco de desenvolver diabetes tipo 2 na mãe

O leite está na temperatura correta e por isso não há perigo de queimar o bebê

Não é necessário esterilizar nenhum utensílio e por isso pode acontecer em qualquer local

Diminui o risco do bebê ter doenças mentais 

 

Além destes benefícios, o leite materno é gratuito e é o melhor alimento para o bebê, pois contém todos os nutrientes que ele precisa para crescer.

A importância social do aleitamento materno é difícil de ser quantificado, pois, a criança que se alimenta ao seio adoece menos, necessitando menos de atendimento médico, hospitalizações e medicamentos, além de diminuir as faltas dos pais ao trabalho. Portanto, o resultado da amamentação pode beneficiar não somente as crianças e suas famílias como também a sociedade.

A amamentação é uma forma maravilhosa de nutrir e criar laços com seu bebê. É um processo natural que pode ser desafiador inicialmente, até que você se acostume com ele.

É a partir da importância da amamentação que o Hospital Sapiranga desenvolve um serviço diferenciado, que envolve a amamentação em sua totalidade, através de profissionais capacitados a auxiliar a puérpera durante este processo de início da amamentação.

Sabendo da importância do aleitamento materno, o Hospital dispõe de uma equipe multidisciplinar que orienta sobre assuntos relacionados a amamentação ainda no pré-natal, seguindo posteriormente para o momento do nascimento e durante sua permanência no hospital.

Gerente de Enfermagem – Micheli Schneider

Fontes:

https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/4276.pdf

https://www.tuasaude.com/amamentacao/