Busca: OK
Acesso Rápido:

Arteterapia: Benefícios da arte para uma vida saudável

Muitos são os debates em relação a qualidade de vida e saúde do ser humano, a humanidade vive um momento de grandes demandas e transformações neste século.


Nossas crianças estão vivendo em espaços limitados, ingressando mais cedo no âmbito escolar e assumindo compromissos e atividades as quais exigem do seu desempenho, em contrapartida, os adultos se empenham para dar conta de uma vida repleta de responsabilidades, de processos que muitas vezes estão no campo da competitividade, lucratividade e produtividade, sendo envolvidos pelos avanços tecnológicos e modernização, os quais, atualmente exigem respostas imediatas, cobranças e pressões.


Nos propomos a discorrer, uma breve descrição, das possibilidades que a arte tem de impactar na humanidade, que sempre buscou liberdade. Em consequência disso, observa-se um crescente número de seres aprisionados em seus pensamentos, compromissos e frustrações, levando-os a níveis de estresse que desencadeiam doenças clínicas  e psíquicas, em virtude desta demanda ocorre um considerável aumento de encaminhamentos infantis aos serviços de saúde mental, assim como, adultos nas internações psiquiátricas.


Levando em consideração estes fatos, proponho a reflexão em relação a arte como método terapêutico possibilitando o ser humano a resgatar sua qualidade de vida.


Tendo em conta, que desde os primórdios até a atualidade a arte é um meio de comunicação, como poderíamos utilizá-la para expressar o que as palavras não conseguem?


De acordo com a arteterapia, a arte é uma forma ilimitada de expressão e liberdade a qual é inerente ao ser humano, possibilita o acesso de campos muitas vezes adormecidos de sua psique, através disso, permite representações simbólicas de suas emoções, as quais em contato com a peculiaridade das diversas possibilidades artísticas conduzem a organização e percepção de tais emoções.


Quando o indivíduo consegue externar suas emoções tendo a arte como sua facilitadora, ele entra em contato com seu potencial criativo, neste momento ele acessa os aspectos saudáveis da sua psique estimulando a autonomia e transformação interna para reestruturação do ser.  


A arte nos oportuniza o autoconhecimento, a expressão e o enfrentamento da dor com mais serenidade, por outro lado auxilia a diminuir os níveis de tensão, estresse emocional e físico, tristezas, angústias e ansiedade, promove a estabilidade de doenças crônicas.


Em síntese a arte promove a melhora da qualidade vida de qualquer ser humano em diferentes faixas etárias, pois a arte está dentro de nós, seja através da música, da dança, de um poema, de um texto, de uma grande pintura ou apenas um rabisco, isso não importa, pois estará expressando nossos sentimentos e organizando as emoções e pensamentos.  Pensando nestes benefícios e buscando sempre potencializar os aspectos saudáveis de cada indivíduo o Hospital dispõe de atividades arteterapêuticas para unidade de saúde mental.


“Arte é a expressão mais pura que há para a demonstração do inconsciente de cada um. É a liberdade de expressão, é sensibilidade, criatividade, é vida” (Jung, 1920)


Escrito por Rejane Lopes - Arteterapeuta

 

http://andreaalves.blog.br/arteterapia-promove-cura-e-saude-plena/

http://www.redalyc.org/html/3070/307023868022/

Ciornai, S. (1995). Arte-terapia: o resgate da criatividade na vida. In M. M. M. J Carvalho (Org.), A arte cura? Recursos artísticos em psicoterapia (pp. 59-63). Campinas, SP: Editorial Psy II.