Busca: OK
Acesso Rápido:

Novembro Azul: Mês da conscientização sobre o câncer de Próstata

Estamos em Novembro, mês em que o mundo se une em prol da luta contra o câncer de próstata. Esta campanha surgiu na Austrália, e foi trazida para o Brasil pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com o Instituto Brasileiro de Urologia, com a finalidade de alertar o público masculino sobre a importância do autocuidado em saúde.

Mas, qual a importância de discutir o assunto? Os números nos dão a resposta. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens. Outras estatísticas indicam que:

Um em cada seis homens é alvo da doença.

·         Há um diagnóstico de câncer de próstata a cada 7,6 minutos.

·         Há um óbito por câncer de próstata a cada 40 minutos.

·         É o sexto tipo de câncer mais frequente no mundo.

Sintomas

A doença em seu início não apresenta nenhum sintoma, por isso é de suma importância a realização de exames de toque e de sangue periódicos. O exame de sangue NÃO substitui o de toque, visto que muitas vezes a doença não é detectada a partir do sangue, assim, os exames são complementares e devem-se fazer ambos.

Os sintomas mais comuns, que geralmente só aparecem na fase avançada da doença, são: vontades urgentes e repentinas de urinar, dificuldade para urinar, diminuição no jato de urina, aumento da frequência urinária, dores corporais e ósseas, insuficiência renal e fortes dores.

            O Câncer de Próstata tem cura?

            Sim. O diagnóstico em fases iniciais da doença permite alta chance de cura. Mesmo em casos mais avançados, existem tratamentos para controle da doença e melhora da qualidade de vida.

Participe você também do Novembro Azul e espalhe a conscientização da importância dos exames periódicos, da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.


Matéria elaborada pela colaboradora Karen Vier - Gerente Administrativa