Busca: OK
Acesso Rápido:

Novo Ano Novas Metas

Um novo ano se inicia, e com ele a maioria das pessoas passa a fazer uma série de promessas que pretende cumprir no decorrer deste.  Você mesmo,  que está lendo este artigo, quantas vezes já fez promessas na virada de ano?  Desde as mais simples, como frequentar academia, perder peso, visitar amigos ou familiares que não vê há muito tempo, até as mais ousadas, como mudar de emprego, adquirir casa ou carro próprio ou passar no vestibular.  Mas infelizmente para a grande maioria, isso tudo não passa apenas de promessas realizadas no calor da emoção da troca de ano e esquecidas no decorrer do período. Vivem de esperanças e desejam que algo diferente aconteça.


Estabelecer metas no meio organizacional já faz parte do cotidiano dos executivos, visto que se utiliza de ferramentas para medir e monitorar o estabelecido, tornando-se algo essencial para a sobrevivência das empresas. Mas, na vida pessoal, porque é tão difícil estipular e principalmente alcançar os patamares definidos? Estabelecer metas pessoais pode ser uma tarefa assustadora e por isso na maioria das vezes é negligenciada. A grande maioria das pessoas, não sabe estabelecer tais metas, ou não sabe monitorá-las até que sejam conquistadas.  Quando bem feita, a fixação de metas e objetivos pessoais podem facilmente motiva-lo a tomar ações que realmente mudarão sua vida para melhor.  


Entender onde você está e estabelecer um ponto de chegada é a primeira etapa para o sucesso de seus objetivos. Após definir claramente onde estou e onde pretendo chegar, o que preciso fazer nesse meio, para atingir esse ponto de chegada? O que preciso mudar?  Do que preciso abrir mão no meu dia a dia? Como saberei se estou no caminho em direção aos meus objetivos? Essas são algumas perguntas que devemos nos fazer a fim de auxiliar nesse processo.


Se você possui aquele sonho que parece distante da sua realidade atual, saiba que o seu grau de motivação com o resultado, pode influenciar em sua realização. Por isso defina seu objetivo de forma clara e com metas realistas para que seja possível realizá-lo. Depois de saber exatamente o que quer alcançar, isto é ter seus objetivos definidos, é hora de fazer o plano de ação. É ele quem determinará o momento em que deverá realizar cada atividade para alcançar suas metas. Nele você vai definir como e quando atingirá cada etapa. Seja persistente, permaneça firme em seu propósito. Você decidiu o que quer, portanto siga em frente. Deposite seu esforço e empenho nas coisas que são essenciais para que alcance seus objetivos.

Agora olhe para pessoas que você considera bem sucedidas: tiveram sorte? Foi mágica que as levou ao sucesso? Porque alguns conseguem atingir grandes objetivos? Porque têm estratégia, ou seja, fizeram um planejamento, colocaram no papel e o seguem metodicamente.

Faça esta experiência, permita-se. E no final deste ano faça uma retrospectiva, analise o que planejou e o que alcançou. E se por alguma razão você não atingiu alguma meta, avalie o motivo. Não tenha receio de recomeçar, afinal os nossos erros de hoje poderão servir de ensinamentos para nossos acertos de amanhã.  

 Elita Cofferri Herrmann/Administradora