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RECOMENDAÇÕES PARA UMA VIDA SAUDÁVEL

ü  Várias refeições: de 5-6 por dia, em horários determinados e com moderação. Quanto mais fracionada a alimentação, menor o número de calorias absorvidas. O intervalo ideal entre as refeições é de 3 horas.

ü  Pesar-se apenas 1 vez por semana, ou a cada 15 dias para evitar angústias desnecessárias.

ü  Evite frituras: são hipercalóricas. Sempre que possível prefira preparações cozidas, assadas, refogadas, grelhadas, ao vapor a frituras.

ü  Vá devagar com o sal. Evite deixar o saleiro na mesa. Em excesso, prejudica o sistema renal, causando retenção hídrica (inchaço). Prefira sal marinho iodado, por ser mais rico em minerais. Tempere a sua refeição com ervas aromáticas (salsa, cominho, sálvia, manjericão, orégano, louro).

ü  Evite a ingestão de bebidas alcoólicas, além de dificultarem a queima calórica, fornece 7 calorias por grama (calorias vazias).

ü  Realize o café da manhã. Nessa refeição, faça boas escolhas, devido ao jejum prolongado da noite.

ü  Evite falar para todo mundo que você está modificando seus hábitos alimentares. Sempre vai aparecer alguém para criticar ou insistir para que você coma algo. Seja comprometido com você e não com os outros.

ü  Coma frutas com bagaço: elas contêm fibras que dão mais saciedade e facilitam o trânsito intestinal.

ü  Evite alimentos industrializados como: sucos artificiais, embutidos, maioneses, enlatados, entre outros. Evite balas, chocolates, refrigerantes (mesmo o diet ou light), água mineral com gás e bebidas alcoólicas. Quanto mais natural for sua alimentação, mais desintoxicado você ficará.

ü  Não cozinhe demais as verduras e os legumes, isso evita a perda excessiva de sais minerais e vitaminas.

ü  Ao cozinhar, se for usar óleo, prefira óleo de canola, óleo de girassol, óleo de arroz, óleo de soja e, para temperar utilize azeite de oliva.

ü  Sempre que quiser utilizar vinagre, escolha o vinagre de maçã.

ü  Dê preferência ao arroz integral ou parboilizado. Eles contêm mais minerais e fibras.

ü  Inclua sempre que possível na sua alimentação, as fibras: farelo de trigo, farelo de aveia, farelo de soja, aveia, frutas e verduras cruas.

ü  Leia os rótulos dos alimentos, observando o prazo de validade, a quantidade de gorduras e os conservantes que eles contêm.

ü  Evite consumir todos os dias da semana a carne vermelha. Substitua por peixes ou frango. Se preferir ingerir ovos, consuma-os no máximo 3 vezes por semana.

ü  Ao fazer as suas refeições, procure servir-se das preparações em pequenas porções (quantidades pequenas).

ü  Procure ingerir a maior variedade possível de alimentos. Sirva-se de vegetais com cores diferentes, no mínimo quatro cores.

ü  Inicie as refeições pelas saladas ou frutas.

ü  ¨Eduque também a sua geladeira¨: ela deve estar sempre vazia de guloseimas e cheia de alimentos frescos, nutritivos e saudáveis. Organize suas compras da semana para que haja sempre qualidade e variedade em novos produtos.

ü  O ideal é comer bem durante o dia e fazer apenas uma refeição leve à noite. É à noite que seu organismo repousa, e a digestão é muito lenta. Se abusar, com certeza não dormirá bem e não terá apetite na hora do seu café da manhã.

ü  Mastigar muito bem é o segredo para saborear melhor os alimentos, para sentir-se satisfeito mais rapidamente, e ter uma ótima digestão.

 

                                                         Descrito por Joseane Pinto - Nutricionista