Busca: OK
Acesso Rápido:

Valores da Comunicação

           A comunicação é uma das ferramentas mais importantes para o ser humano, pois é através dela que transmitimos nossas ideias e nossos anseios. Quando realizada de forma ineficaz, pode causar desentendimentos e muitos transtornos. Na vida pessoal ou organizacional, comunicar-se bem é uma arte que deve sempre ser aprimorada. A comunicação pode ser desenvolvida em diversas formas, iremos abordar neste texto apenas a comunicação verbal, em suas duas linhas: a oral e a escrita.

            A comunicação oral deve ser clara e adaptada ao público a quem você está se dirigindo. Para isso, observe a escolha das palavras e o tom de voz utilizado, pois influenciarão na forma como o ouvinte irá interpretar a sua mensagem. Uma das formas de aprimorar o seu vocabulário é dedicar-se á leitura, seja de bons livros, jornais ou revistas.

            Certifique-se que o seu ouvinte compreendeu o que foi transmitido, e se necessário, fale novamente. Cada situação exige um comportamento empático do orador, quer seja para informar, persuadir, influenciar ou sensibilizar o seu receptor.

            Aprenda a escutar o outro, demonstre atenção e interesse durante a conversa, não interrompa enquanto o outro estiver falando, espere que termine sua linha de pensamento para emitir opiniões. Não utilize gírias em sua fala, e treine o seu poder de argumentação, transmita confiança e segurança ao seu ouvinte.

      Além da comunicação oral, é preciso observar como nos apresentamos na comunicação escrita, que também é extremamente importante. Para isso, seguem algumas dicas:

·        Cuidado com o vocabulário utilizado e com a sua ortografia. Observe o uso da letra maiúscula;

·         Evite abreviaturas;

·       Observe a pontuação correta, e evite os excessos (como exemplo usar muitos pontos de exclamação);

·         Não seja redundante e cuidado com as frases incompletas. O importante é você ler e reler o que escreveu, antes de enviar a sua mensagem.

            Por fim, comunicar-se bem e de forma eficaz exige muito cuidado, dedicação e atenção, mas se observados os detalhes, pode favorecer o envolvimento de todos ao alcance do objetivo proposto. Por isso, ouça mais, comunique-se mais, envolva mais as pessoas á sua volta, para que tenhamos mais sinergia em busca de novos resultados e melhores relações!

Karen Vier

 

Fontes utilizadas:

http://www.khanelkhalili.com.br/comunicacao.htm

http://gestaodeempresas.net/boas-ferramentas-para-uma-comunicacao-interna-eficaz

http://www.ibccoaching.com.br/blog/importancia-da-comunicacao-eficaz-nas-organizacoes/

http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/8-dicas-para-se-comunicar-bem-no-ambiente-profissional