Busca: OK
Acesso Rápido:
Hospital

História

O Hospital foi fundado a partir de uma mobilização da comunidade de Sapiranga. Em uma reunião do dia 15 de março de 1944 foi decidido construir a Casa de Saúde, já havendo neste dia, importantes e significativas doações. No dia 05 de abril do mesmo ano, a Sociedade Beneficente Sapiranguense foi legalmente fundada.

Em 25 de fevereiro de 1951 foi realizada a inauguração do Hospital, com 50 leitos, atendendo toda a população, principalmente os mais carentes, com recursos arrecadados através de doações e realização de festas comunitárias.

Fachada antiga do Hospital.

Em 1972, uma doação significativa realizada pela “BRAT FÜR DIE WELT (Pão para o mundo), da Alemanha, permitiu uma ampliação do Hospital, agregando mais 20 leitos.

Com o passar dos anos, Sapiranga passou a ser um grande pólo industrial calçadista da região do Vale dos Sinos. Com isso, houve um grande aumento da população e, como conseqüência, o Hospital ficou pequeno para a demanda existente.

Em 1988, as empresas de Sapiranga começaram a construir um novo Hospital com 3.710 m2 de área. Esta obra ficou paralisada até setembro de 1997, quando com recursos estaduais, municipais e da própria comunidade, conseguiu-se ter um moderno Hospital, atendendo diversas especialidades e ampliando o número de leitos para 121, sendo 101 para SUS.

Primeiros
apartamentos
Schwester Helena Wagner, administradora do Hospital na década de 60 e 70.