Busca: OK
Acesso Rápido:

Maternidade

Apresentação

clique para abrir

A maternidade do Hospital Sapiranga conta com uma equipe qualificada para realizar atendimento materno infantil 24h. Durante a internação a puérpera (mãe) recebe a visita de um médico obstetra rotineiro e o recém-nascido da pediatria, que são responsáveis pelos cuidados até a alta.

PROJETO BEM NASCER

O nascimento de um bebê no Hospital Sapiranga é considerado um momento sublime e especial, envolvendo dedicação de toda equipe para com a família e o recém-nascido, antes mesmo de sua chegada.

O projeto Bem Nascer inicia no primeiro contato da gestante com o Hospital. Onde a mesma encontra a sua disposição 24 horas, uma equipe multidisciplinar como médico obstetra e pediatra, equipe de enfermagem e todo o apoio dos serviços de fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, etc.

O ambiente também é tratado com muita atenção para este momento, contando com toda a tecnologia necessária para a realização de um atendimento de qualidade, além do apoio de uma equipe especializada para a o atendimento do bebê e da mãe. Dispomos de equipamentos de alta tecnologia para melhor assistir a futura mamãe e seu bebê, favorecendo assim um ambiente tranquilo e acolhedor para este momento tão importante.

Defendemos o aleitamento materno e através de uma equipe multidisciplinar proporcionamos o contato mãe bebê no menor tempo possível após o parto, respeitando as rotinas básicas do processo. Na unidade de internação oferecemos orientações quanto à amamentação através de profissionais especializados dispondo de local aconchegante para o momento da amamentação.

Álbum de bebês

clique para abrir
Clique e conheça os recém nascidos*

*São registrados apenas os nascimentos dos bebês em que os pais tenham contratado e autorizado este serviço.

Casa da Gestante

clique para abrir

É um espaço para acolhimento da gestante. Visa que o período gestacional chegue ao seu término da forma mais segura possível reduzindo a mortalidade materno-infantil.

Tem como objetivo o acompanhamento obstétrico diário, realização de exames laboratoriais, ecográficos, acompanhamento psicológico, equipe de enfermeiros e equipe de nutrição.

Cursos

clique para abrir

Com a descoberta da gestação surgem inúmeras dúvidas. Com isso o Hospital Sapiranga, por ser referência no atendimento às gestantes da região, observou a necessidade de contribuir de forma mais ativa no pré-natal oferecido à comunidade.

Para colaborar com este período, oferece gratuitamente o Curso de Gestantes (nos meses de março, junho, setembro, e dezembro), onde futuras mães e seus acompanhantes recebem informações e orientações. Sobre gestação, pré-natal, pré e pós parto e cuidados com o recém-nascido.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até sete dias antes do evento nos Postos de Saúde de Sapiranga, Araricá e Nova Hartz ou pelo e-mail eventos@hospsbs.com.br ou pelo telefone (51) 3599-8100 R: 355

Programa:

  • - Orientações sobre gestação, pré-natal, pré e pós parto, e puérpero;
  • - Aleitamento Materno
  • - Cuidados com o recém-nascido;
  • - Benefício a Mães trabalhadoras;
  • - Fonoaudiologia no aleitamento materno;
  • - Projeto Plantando Vidas do Rotary e Visita ao Centro Obstétrico e Maternidade

Orientações sobre aleitamento materno

Perguntas Freqüentes

clique para abrir

Trabalho de parto?

Se perceber que está em trabalho de parto, beba apenas líquidos sem resíduos (água ou sucos sem pedaços de fruta). Se estiver com fome, coma alimentos leves (torradas, bolachas de água e sal ou caldos), de forma fracionada, a cada duas horas.

Caso o seu médico a orientar a procurar a Maternidade do Hospital Sapiranga, traga seus documentos juntamente com a carteira de pré-natal e utilize a recepção do térreo.

Ao chegar, você será atendida por um profissional de saúde que após examiná-la, entrará em contato com o médico responsável.

Se precisar de atendimento de emergência, a equipe multiprofissional do Centro Obstétrico com médico obstetra, anestesista e pediatra presentes, estará à disposição para ajudá-la.

Quais os procedimentos realizados no Centro Obstétrico?

Um profissional de saúde avaliará se você está em trabalho de parto, questionando seus sintomas. O coração do bebê também será monitorado constantemente durante o trabalho de parto.

No Centro Obstétrico, um profissional de saúde estará com o histórico de sua gravidez e o planejamento para o parto, que foram fornecidos por seu médico, por telefone. A profissional conversará com você para confirmar as informações.

Que enxoval devo levar?

Para o bebê:
  • - 1 pacote de fralda descartável tamanho pequeno.
  • - 3 conjuntinhos ou tip-top.
  • - 3 calças de algodão com pezinho.
  • - 3 camisetinhas de algodão com manga comprida.
  • - 4 pares de meias (2 finas e 2 grossas).
  • - 2 chales, conforme a estação.
  • - 2 vira-chales.
  • - 4 fraldas de tecido.
  • - 1 caixa de lencinhos umedecidos.
Para a mãe:
  • - Camisolas.
  • - Calcinhas.
  • - Chinelos.
  • - Artigos para higiene pessoal (absorvente, creme dental e escova, escova de cabelo).

E se meu bebê necessitar de cuidados especiais?

O Hospital dispõe de um Berçário que está apto a fornecer o primeiro atendimento. Após, serão tomadas as medidas indicadas para cada caso.

Quais os procedimentos realizados após o nascimento de meu bebê?

Logo após o nascimento, ainda na sala de parto, o recém-nascido é avaliado pelo pediatra. Nesse momento, também recebe pulseira de identificação, a qual permanece durante todo o período de internação.

Quanto tempo posso ficar com meu bebê no quarto?

Você fica com o seu bebê no quarto em período integral.

Que testes e vacinas serão realizados em meu bebê?

No berçário, o recém-nascido já é vacinado contra Hepatite B.

Registro Civil

clique para abrir

O Registro de nascimento do seu bebê pode ser feito no Hospital Sapiranga.

O Posto do Cartório está localizado no 4° andar, em frente a Maternidade, e funciona de segunda a sexta-feira das 9 às 11 horas.

Para realizar o registro é necessário ter em mãos os seguintes documentos:

1. Pais casado há mais de 180 dias:
Comparecer o pai ou a mãe, trazendo a certidão de casamento, documento de identidade e a declaração de nascido vivo (folha amarela fornecida pelo Hospital).

2. Pais casados há menos de 180 dias:
Comparecer ambos, ou somente o pai, trazendo a certidão de casamento, documentos de identidade(de ambos) e a declaração de nascido vivo (folha amarela fornecida pelo Hospital).

3. Pais solteiros:
Comparecer o pai, ou ambos, trazendo a certidão de nascimento e documento de identidade de ambos, e a declaração de nascido vivo (folha amarela fornecida pelo Hospital).

4. Mãe solteira:
Comparecer trazendo a certidão de nascimento, documento de identidade e a declaração de nascido vivo (folha amarela fornecida pelo Hospital).

ATENÇÃO: A mãe poderá indicar o nome completo e o endereço do suposto pai, para o fim de investigação oficiosa de paternidade.