A arte a serviço da recuperação de pacientes

O serviço de Arteterapia do Hospital Sapiranga é coordenado pela Arteterapeuta Rejane Lopes e vem se destacando a cada dia. E neste início de ano, uma de suas ações chamou muito a atenção de pacientes e colaboradores do Hospital.

Um dos pacientes da Ala das Esmeraldas, de 55 anos, expressou seu talento artístico, através de uma atividade proposta pela Arteterapia de tema livre. O paciente permaneceu internado por 26 dias na Instituição, e durante este período desenvolveu um trabalho de revitalização de um ambiente externo do Hospital, de uso comum dos pacientes através da pintura. A iniciativa contagiou outros pacientes, que contribuíram com o desenvolvimento do trabalho, e bem como aos colaboradores e médicos que acabaram doando flores, terra e tintas para a ação, ressalta a Arteterapeuta Rejane. De acordo com o paciente o ambiente ficou muito mais bonito, bem colorido e atrativo.

O serviço de Arteterapia do Hospital Sapiranga, presta um atendimento diferenciado, indicado para todo tipo de tratamento, principalmente para os casos voltados à saúde mental. Segundo a Arteterapeuta Rejane “arte é vida: em arteterapia a arte é utilizada como ferramenta no processo terapêutico, sendo uma expressão ‘artística’ que revela a interioridade do homem. A construção desta obra revelou a delicadeza, a sensibilidade e as emoções de um homem acostumado a trabalhar no pesado e que ao pegar um pincel constrói maravilhas que contagia e convida os demais a participarem deste processo, sendo ele um convite ao fazer, ao criar, estimulando a sociabilização, melhorando a autoestima e a autonomia em tratamentos de saúde mental” destaca Rejane.

Segundo Elita Herrmann, administradora da Casa de Saúde, ações e atividades como esta, minimizam o sofrimento provocado pela hospitalização, dilui a tensão e o stress provocados pela situação em si. “Nosso objetivo quanto instituição de saúde, é promover o bem-estar do paciente e o da sua família, tendo como prioridade a humanização, o cuidado e a segurança dos mesmos” ressalta Elita.

Compartilhe esse Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A vida precisa continuar!

Ser um doador de órgãos é um ato de amor e solidariedade!

A doação de órgãos ou de tecidos é um desejo de doar uma ou mais partes do corpo para ajudar no tratamento de outras pessoas. ​A doação pode ser de órgãos ou de tecidos. Alguns órgãos como o rim, parte do fígado e da medula óssea podem ser realizados em vida, e a doação de órgãos de pessoas falecidas, somente após a confirmação do diagnóstico de morte encefálica.

Se você tem esse desejo de se tornar um doador de órgãos, a atitude mais importante é informar essa vontade a seus familiares uma vez que, após sua morte, somente eles poderão decidir sobre a doação.

Seja Solidário, Doe Sangue,
Salve Vidas!

Doações de sangue devem ser realizadas diretamente no Hemocentro do Estado do RS.

Fone: (51) 3336-6755
Site: www.saude.rs.gov.br
E-mail: hemorgs@saude.rs.gov.br
Endereço: Av. Bento Gonçalves, 3722 Porto Alegre – RS

Informações sobre Campanhas de Doação de Sangue entre em contato com o Hospital Sapiranga pelo e-mail comunicacao@hospsbs.com.br

Trabalhe Conosco

Faça parte da Equipe Hospital Sapiranga!

Somos uma empresa que preza pelo cuidado e bem-estar dos nossos clientes e colaboradores.

Se você também preza pelo cuidado com o próximo, venha fazer parte da nossa equipe!

Temos uma oportunidade aguardando pelo seu talento.

Requisição de Cadastro

Caro Médico, para solicitação de cadastro junto ao corpo clínico do Hospital Sapiranga, solicitamos que entre em contato pelo e-mail relacionamentomedico@hospsbs.com.br

Solicitação de Prontuários

As solicitações de prontuário podem ser realizadas pelo e-mail same@hospsbs.com.br ou de forma presencial em terças e quintas-feiras das 13h30 às 15h30.