Busca: OK
Acesso Rápido:
Notícias

A arte a serviço da recuperação de pacientes

17.01.2018

O serviço de Arteterapia do Hospital Sapiranga é coordenado pela Arteterapeuta Rejane Lopes e vem se destacando a cada dia. E neste início de ano, uma de suas ações chamou muito a atenção de pacientes e colaboradores do Hospital.

Um dos pacientes da Ala das Esmeraldas, de 55 anos, expressou seu talento artístico, através de uma atividade proposta pela Arteterapia de tema livre. O paciente permaneceu internado por 26 dias na Instituição, e durante este período desenvolveu um trabalho de revitalização de um ambiente externo do Hospital, de uso comum dos pacientes através da pintura. A iniciativa contagiou outros pacientes, que contribuíram com o desenvolvimento do trabalho, e bem como aos colaboradores e médicos que acabaram doando flores, terra e tintas para a ação, ressalta a Arteterapeuta Rejane. De acordo com o paciente o ambiente ficou muito mais bonito, bem colorido e atrativo.

O serviço de Arteterapia do Hospital Sapiranga, presta um atendimento diferenciado, indicado para todo tipo de tratamento, principalmente para os casos voltados à saúde mental. Segundo a Arteterapeuta Rejane “arte é vida: em arteterapia a arte é utilizada como ferramenta no processo terapêutico, sendo uma expressão ‘artística’ que revela a interioridade do homem. A construção desta obra revelou a delicadeza, a sensibilidade e as emoções de um homem acostumado a trabalhar no pesado e que ao pegar um pincel constrói maravilhas que contagia e convida os demais a participarem deste processo, sendo ele um convite ao fazer, ao criar, estimulando a sociabilização, melhorando a autoestima e a autonomia em tratamentos de saúde mental” destaca Rejane.

Segundo Elita Herrmann, administradora da Casa de Saúde, ações e atividades como esta, minimizam o sofrimento provocado pela hospitalização, dilui a tensão e o stress provocados pela situação em si. “Nosso objetivo quanto instituição de saúde, é promover o bem-estar do paciente e o da sua família, tendo como prioridade a humanização, o cuidado e a segurança dos mesmos” ressalta Elita.

Palestra Gratuita Outubro Rosa - O que você precisa saber sobre o câncer de mama 17.10.2018

O Hospital Sapiranga convida a comunidade em geral e profissionais da sa... leia +

Vaga para Médico Clínico, Obstetra e Pediatra - PJ 27.09.2018

Hospital Sapiranga seleciona para vaga de:Médico Clínico, Obstetra e Ped... leia +

Palestra sobre Obesidade e Cirurgia Bariátrica - 09 de outubro 24.09.2018

Para ajudar no combate à obesidade e outras doenças do aparelho digestiv... leia +

Pacientes são surpreendidos com a Hora do chá no País das Maravilhas 05.09.2018

Na última sexta-feira (31) o serviço de arteterapia do Hospital Sapiran... leia +