Hospital Sapiranga realiza captação de órgãos

No último domingo (19) o Hospital Sapiranga, realizou, em conjunto com a OPO –  Organização de Procura de Órgãos –  da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre a captação de órgãos de paciente vítima de rompimento de aneurisma cerebral. Os órgãos foram doados à pessoas que aguardavam por transplante, na Santa Casa de Misericórdia e no Hospital de Clínicas ambos de Porto Alegre. A equipe responsável pela coleta dos órgãos, realizou a retirada dos rins, pulmões e fígado e os acompanhou até seus destinos. Conforme informações da Enfermeira Karine Rocha da OPO, quatro pacientes foram beneficiados com estes órgãos.

Segundo a direção da Instituição, a carência de doadores de órgãos é um grande obstáculo para os transplantes no Brasil, a quantidade ainda é pequena diante da demanda de pacientes que esperam por uma cirurgia e a falta de informação acaba limitando ainda mais essa carência de doadores. Diante deste cenário, o Hospital Sapiranga, como instituição de saúde, deve sempre esclarecer dúvidas e obter o melhor para o paciente e familiares, com segurança e dedicação. A doação de órgãos ajuda a salvar vidas, mas as filas de espera são extensas e angustiantes. Se deseja ser um doador comunique sua família sobre sua intenção de doar seus órgãos, pois uma vida pode salvar até dez pessoas.


SAIBA MAIS:


– As Organizações de Procura de Órgãos (OPOs) têm como atribuição principal organizar a logística da procura de doadores de órgãos e tecidos nos hospitais localizados na sua área de atuação que são definidos por critérios geográficos e populacionais sob a gerencia da Central de Transplantes, e do Sistema Nacional de Transplantes.


– A doação de órgãos ou de tecidos é um ato pelo qual manifestamos a vontade de doar uma ou mais partes do nosso corpo para ajudar no tratamento de outras pessoas.


Como posso ser doador de órgãos?

No Brasil, o transplante só acontece com a autorização de um familiar do doador. Por isso é fundamental falar com a família sobre o desejo da doação. A doação de órgãos só acontece após autorização por escrito de familiar.

 

Que tipos de doador existem?

Doador vivo – Qualquer pessoa saudável pode doar um dos rins, parte do fígado, medula óssea e parte do pulmão. Pela lei, parentes até 4º grau e cônjuges podem ser doadores; não-parentes, somente com autorização judicial. 

Doador com morte encefálica – São pacientes em UTI com morte encefálica, geralmente vítimas de traumatismo craniano (característico de acidentes com carro, moto, quedas etc) ou derrame cerebral . A retirada dos órgãos é realizada em centro cirúrgico.

 

Quais órgãos e tecidos podem ser doados?

Coração, pulmão, fígado, pâncreas, rim, córnea, ossos, músculos e pele.

 

Como posso ter certeza do diagnóstico de morte encefálica? 

O diagnóstico da morte encefálica é regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina. Dois médicos de diferentes áreas examinam o paciente, sempre com a comprovação de exames complementares. 

 

Após a doação o corpo fica deformado?

Não. A retirada dos órgãos é uma cirurgia como qualquer outra. O corpo é reconstituído após a intervenção cirúrgica e o doador poderá ser velado normalmente. 

 

Quem recebe os órgãos e/ou tecidos doados?

Aquele que estiver na lista de espera gerenciada pela Central de Transplantes do Estado, e for compatível com o doador. 

 

O que diz a Lei brasileira de transplante atualmente?

Lei que dispõe sobre a remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante é a Lei 9.434, de 04 de fevereiro de 1997, posteriormente alterada pela Lei nº. 10.211, de 23 de março de 2001, que substituiu a doação presumida pelo consentimento informado do desejo de doar. 

 (Informações e conteúdo site Secretaria Estadual da Saúde)

Compartilhe esse Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A vida precisa continuar!

Ser um doador de órgãos é um ato de amor e solidariedade!

A doação de órgãos ou de tecidos é um desejo de doar uma ou mais partes do corpo para ajudar no tratamento de outras pessoas. ​A doação pode ser de órgãos ou de tecidos. Alguns órgãos como o rim, parte do fígado e da medula óssea podem ser realizados em vida, e a doação de órgãos de pessoas falecidas, somente após a confirmação do diagnóstico de morte encefálica.

Se você tem esse desejo de se tornar um doador de órgãos, a atitude mais importante é informar essa vontade a seus familiares uma vez que, após sua morte, somente eles poderão decidir sobre a doação.

Seja Solidário, Doe Sangue,
Salve Vidas!

Doações de sangue devem ser realizadas diretamente no Hemocentro do Estado do RS.

Fone: (51) 3336-6755
Site: www.saude.rs.gov.br
E-mail: hemorgs@saude.rs.gov.br
Endereço: Av. Bento Gonçalves, 3722 Porto Alegre – RS

Informações sobre Campanhas de Doação de Sangue entre em contato com o Hospital Sapiranga pelo e-mail comunicacao@hospsbs.com.br

Trabalhe Conosco

Faça parte da Equipe Hospital Sapiranga!

Somos uma empresa que preza pelo cuidado e bem-estar dos nossos clientes e colaboradores.

Se você também preza pelo cuidado com o próximo, venha fazer parte da nossa equipe!

Temos uma oportunidade aguardando pelo seu talento.

Requisição de Cadastro

Caro Médico, para solicitação de cadastro junto ao corpo clínico do Hospital Sapiranga, solicitamos que entre em contato pelo e-mail relacionamentomedico@hospsbs.com.br

Solicitação de Prontuários

As solicitações de prontuário podem ser realizadas pelo e-mail same@hospsbs.com.br ou de forma presencial em terças e quintas-feiras das 13h30 às 15h30.