Akira: a cachorrinha terapeuta que traz alegria aos pacientes do Hospital Sapiranga agora tem até crachá funcional

Animalzinho é uma atração especial sendo usada na zooterapia (Terapia Assistida por Animais)

 

Os animais são muito mais do que uma boa companhia. Eles auxiliam na autoconfiança, promovem bem estar e proporcionam autonomia para os pacientes. Ao ver o resultado desse trabalho, nada mais justo do que oficializar a cachorrinha “Akira”, como integrante oficial de sua equipe de terapia. A Shih Tzu é adorada por todos. Tem trazido alegria e conforto aos pacientes em seu processo de recuperação em diferentes unidades do hospital, especialmente na Ala Safiras unidade exclusiva à saúde mental.

Desde a sua chegada ao hospital, Akira tem conquistado o coração de pacientes, familiares e colaboradores com seu temperamento afetuoso e sua habilidade de se conectar emocionalmente com as pessoas. Ela participa das oficinas de arteterapia interagindo com os pacientes, oferecendo companhia e conforto. Sua presença é uma fonte de alegria, ajudando a aliviar o estresse e a ansiedade associados à hospitalização.

A arteterapeuta, Rejane Lopes, salienta que a terapia assistida por animais, como a proporcionada pela Akira, tem mostrado benefícios significativos na melhoria do estado emocional e na redução de sintomas de estresse e depressão em pacientes hospitalizados. Além disso, a interação com animais de estimação pode estimular a liberação de endorfinas, promovendo uma sensação de bem-estar geral e melhorando a qualidade de vida dos pacientes. O trabalho faz parte do Projeto chamado “Arteterapia com patinhas na saúde mental”.

“O projeto havia sido lançado antes da pandemia, mas por conta das restrições acabou sendo interrompido e retomado esse ano. O trabalho auxilia na afetividade, e o cão proporciona isso. Ajuda na construção de vínculo do paciente com o terapeuta e é um ótimo facilitador na autoestima do paciente”, descreve.

A cachorrinha recebe todos os cuidados veterinários necessários para garantir seu bem-estar e segurança, de acordo com as políticas e regulamentos do hospital. Além da cachorrinha Akira, o Hospital Sapiranga também conta com a presença da égua Sereia em casos especiais.

Compartilhe esse Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A vida precisa continuar!

Ser um doador de órgãos é um ato de amor e solidariedade!

A doação de órgãos ou de tecidos é um desejo de doar uma ou mais partes do corpo para ajudar no tratamento de outras pessoas. ​A doação pode ser de órgãos ou de tecidos. Alguns órgãos como o rim, parte do fígado e da medula óssea podem ser realizados em vida, e a doação de órgãos de pessoas falecidas, somente após a confirmação do diagnóstico de morte encefálica.

Se você tem esse desejo de se tornar um doador de órgãos, a atitude mais importante é informar essa vontade a seus familiares uma vez que, após sua morte, somente eles poderão decidir sobre a doação.

Seja Solidário, Doe Sangue,
Salve Vidas!

Doações de sangue devem ser realizadas diretamente no Hemocentro do Estado do RS.

Fone: (51) 3336-6755
Site: www.saude.rs.gov.br
E-mail: hemorgs@saude.rs.gov.br
Endereço: Av. Bento Gonçalves, 3722 Porto Alegre – RS

Informações sobre Campanhas de Doação de Sangue entre em contato com o Hospital Sapiranga pelo e-mail comunicacao@hospsbs.com.br

Trabalhe Conosco

Faça parte da Equipe Hospital Sapiranga!

Somos uma empresa que preza pelo cuidado e bem-estar dos nossos clientes e colaboradores.

Se você também preza pelo cuidado com o próximo, venha fazer parte da nossa equipe!

Temos uma oportunidade aguardando pelo seu talento.

Requisição de Cadastro

Caro Médico, para solicitação de cadastro junto ao corpo clínico do Hospital Sapiranga, solicitamos que entre em contato pelo e-mail relacionamentomedico@hospsbs.com.br

Solicitação de Prontuários

As solicitações de prontuário podem ser realizadas pelo e-mail same@hospsbs.com.br ou de forma presencial em terças e quintas-feiras das 13h30 às 15h30.