Cuidados neonatais e a atuação de equipes multidisciplinares são essenciais para um desenvolvimento saudável.
A prematuridade, caracterizada pelo nascimento antes das 37 semanas de gestação, é a principal causa de morbimortalidade neonatal, o que ressalta a necessidade de cuidados especializados, como suporte respiratório, controle de temperatura e alimentação adequada. Comemorado em 17 de novembro, o Dia Mundial da Prematuridade busca conscientizar sobre a importância desses cuidados e evidenciar os avanços na saúde neonatal, essenciais para a qualidade de vida dos bebês.
Segundo o médico neonatologista do Hospital Sapiranga, Dr. Julio Cezar dos Santos, a prematuridade pode ocorrer em diferentes graus, e entender o que significa esse tipo de nascimento é fundamental para que pais e familiares saibam o que esperar e como apoiar o desenvolvimento saudável do bebê.
“Quando nasce uma criança prematura, ela é avaliada de acordo com sua idade gestacional e seu quadro clínico. A medicina avançou muito nesse campo, com métodos minimamente invasivos, como a ventilação não invasiva, sendo preferidos sempre que possível. Além disso, hoje temos equipes multidisciplinares, com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais que trabalham em conjunto, garantindo um acompanhamento completo e mais eficaz”, destaca.
O especialista também ressalta que problemas respiratórios, complicações cardíacas e problemas de controle da temperatura corporal são os principais desafios no tratamento do nascimento precoce.
“Entre os principais problemas estão as dificuldades respiratórias, as complicações cardíacas, a temperatura corporal, pois eles têm pouca gordura e precisam de ambiente aquecido, como incubadoras. A alimentação também pode ser um processo delicado, pois falta a coordenação entre sucção e respiração, exigindo por vezes a nutrição por sonda. O sistema imunológico imaturo os torna mais vulneráveis a infecções, e problemas neurológicos, oculares e gastrointestinais são comuns, demandando um acompanhamento contínuo. Com essa abordagem cuidadosa e multidisciplinar, podemos ajudar esses pequenos a vencerem as dificuldades e progredirem em seu desenvolvimento”, pontua Dr. Julio.
Os cuidados começam com um bom Pré-natal, com orientação à gestante, exames regulares e o controle de fatores como diabetes, hipertensão, e o uso de álcool e tabaco. O médico enfatiza, ainda, o uso de novas tecnologias que auxiliam no tratamento de complicações por meio de incubadoras modernas que controlam temperatura e umidade, e equipamentos de ventilação não invasivos que ajudam na função respiratória. O cuidado humanizado, como o Método Canguru, também é fundamental para melhorar a qualidade de vida. Esses avanços aumentaram a sobrevivência, mas a preocupação com a qualidade de vida a longo prazo permanece, para garantir alta saudável e sem sequelas.
Post: 15/11/2024