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O Novembro Azul e os outros 11 meses para uma vida inteira

Olá, querido amigo!

Estamos no Novembro Azul e o convidamos para falar um pouquinho sobre a saúde do homem. Para as mulheres, fica a dica de ajudar seu parceiro, ok?

Você já se deu conta da beleza da vida ao nosso redor? Bem juntinho de nós? Entretanto, muitas vezes buscamos auxílio sem nos darmos conta que a solução para uma vida melhor e mais saudável está em nós mesmos!

É comum atendermos a pacientes que vêm para consulta de prevenção e que desejam melhorar sua saúde. Durante a conversa, constatamos que ele fuma ou consome drogas, está acima do peso, não pratica exercícios, tem uma dieta desequilibrada com gordura e doces em excesso, ingere bebida alcóolica excessivamente, vive uma vida estressante, não cultiva hábitos de leitura, de convivência familiar ou espiritual e, principalmente, não cultiva o amor em sua vida! Vejam bem: não há necessidade de fazer exames caros e invasivos para detectar oportunidades de melhoria na saúde. A simples mudança de hábitos pode  significar muito para nossa qualidade de vida.

Frequentemente falamos do Novembro Azul para a próstata, o que é muito importante para a saúde masculina, mas não é tudo. Por isso, gostaria de dividir com você uma experiência de vida e de renovação em saúde, para todos os dias, durante o ano inteiro. Acreditamos que devemos ter um mês para cada atitude positiva em nossas vidas: os 12 meses para uma vida inteira! Assim, teremos o ano inteiro para cuidar de nossa saúde, com resultados significativos que se refletem positivamente nos índices de  longevidade.

Sugerimos que  inicie cultivando os seguintes hábitos positivos em prol de sua saúde. Escolha qualquer um, e, a cada mês incorpore mais um, e assim sucessivamente, até completar os 12 meses. Vamos lá? Então vejamos:

1) Praticar atividade física regular, exercitar o corpo: caminhada, academia, andar de bicicleta, natação, etc.;

2) Manter uma dieta saudável: consumir pouca gordura, dar preferência para carboidratos de origem vegetal (frutas,  verduras e legumes), consumir carnes e doces com moderação;

3) Não fumar, deixar de fumar ou ajudar um familiar ou amigo próximo a parar de fumar, o que evita o fumo passivo,  também é muito prejudicial;

4) Não consumir drogas: elas prejudicam muito nossa saúde e geram violência urbana;

5) Não consumir bebidas alcoólicas em exagero. Lembrar que o álcool traz muitos prejuízos aos sistemas circulatório, digestivo, neurológico, imunológico, dentre outros; está envolvido em mais da metade dos acidentes graves de trânsito;

6) Praticar sexo seguro e responsável; usar preservativo, cuidar com as doenças sexualmente transmissíveis, planejar a anticoncepção ou a concepção, se for o desejado!

7) Evitar o estresse, situações de conflito e desgaste interpessoal. Cultive a convivência harmoniosa entre as pessoas;

8) Reservar tempo para um descanso regular e tranquilo, bem como para cultivar tua espiritualidade; isso ajuda a recarregar as baterias para a jornada da vida...

9) Fazer avaliação cardiológica pelo menos uma vez ao ano; dosar glicose e colesterol, fazer um eletrocardiograma e medir a pressão arterial;

10) Cultivar o hábito da leitura e do exercício mental. Cuide da tua mente, pois ela é o teu bem mais valioso;

11) Fazer o exame de próstata pelo menos uma vez ao ano: exame físico (toque retal), exames de sangue (PSA) e ecografia. Quem deve fazer o exame anual de próstata? Todos os homens acima de 50 anos ou acima de 45 se negros, ou com história familiar de câncer de próstata;

12) E, finalmente, sorrir e amar em abundância!

Esses são os 12 meses para uma vida inteira e repleta de saúde, paz, dignidade e respeito pelo ser humano! Vamos começar? Qual será o seu primeiro mês?

 Foco na saúde, carinho pela vida!


Dr. Eduardo Mastalir

Urologista

CREMERS 26550