Busca: OK
Acesso Rápido:

Uma campanha para tocar fundo no peito - Outubro Rosa

O outubro rosa é celebrado anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre o câncer de mama para, desta forma, contribuir com a redução da sua mortalidade. Ele é o tumor mais comum entre as mulheres no mundo, depois dos tumores de pele não-melanoma e é a  causa mais frequente de morte por câncer nesta população.

 

A prevenção envolve uma vida saudável e a realização do exame clínico e da mamografia. Cerca de 30% dos casos podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como a prática regular de atividades físicas; alimentação saudável; manter o peso corporal adequado e amamentar.

 

Sinais e Sintomas:

Tumores iniciais não apresentam sintomas. Caso o tumor já esteja palpável como um nódulo, ele já é considerado uma lesão grande. Por isso é importante fazer os exames preventivos (como a mamografia), antes do aparecimento de qualquer sintoma.

Outros sintomas são: vermelhidão na pele; alterações no formato dos mamilos e das mamas; nódulos na axila; secreção saindo pelo mamilo; pele enrugada e feridas.

 

Importância da detecção precoce:

A paciente tem até 95% de chances de cura quando for diagnosticada e tratada precocemente.

O diagnóstico precoce está relacionado diretamente com a realização da Mamografia. A Sociedade Brasileira de Mastologia sugere que o rastreamento com a Mamografia se inicie anualmente aos 40 anos. A recomendação do Ministério da Saúde (que é seguida pelo SUS) é iniciar entre os 50 e os 69 anos, realizando o exame a cada dois anos.

 

Diante de qualquer dúvida, o ideal é consultar com um Mastologista para que este profissional, a partir do histórico familiar e de outras características pessoais, defina a melhor estratégia de prevenção e de tratamento para a doença.

 

www.inca.gov.br

 

Dra Bianca Ceratti Zardo - Médica Mastologista