Inteligência Artificial e a transformação da medicina são destaque no painel mediado por André Nast.
Na tarde desta sexta-feira (15/08), o Hospital Sapiranga participou do debate “O Uso da IA na Saúde, O Futuro é Agora”, no Fly.Hub, durante o Sapiranga Summit. O painel, mediado por André Nart, Diretor Financeiro do Hospital Sapiranga, trouxe à tona a crescente utilização da inteligência artificial (IA) na área da saúde e seu impacto na transformação dos processos médicos e hospitalares.
A IA vem revolucionando a forma como os diagnósticos são realizados, os tratamentos são personalizados e a gestão hospitalar é otimizada. Ferramentas de automação, além de processar grandes volumes de dados clínicos em segundos, contribuem para a detecção precoce de doenças, a criação de terapias mais precisas e até mesmo a previsão de riscos para os pacientes. O uso dessas tecnologias não só aumenta a eficiência, mas também libera mais tempo para que os profissionais da saúde possam se concentrar no cuidado humano.
“Nosso dia a dia no hospital sempre foi muito burocrático, com uma grande carga de trabalho relacionada ao papel e à burocracia. Estamos sempre pensando em como podemos reduzir essa dependência do papel e melhorar nossos processos. Temos uma meta de sermos completamente digitais até 2030. Sabemos que o caminho é longo, mas existem muitas oportunidades nesse sentido. O município de Sapiranga, por exemplo, é um dos principais polos de inovação e empreendedorismo no Rio Grande do Sul e no Brasil, o que nos motiva a buscar essas melhorias”, afirmou André Nast.
O painel contou com a participação de especialistas renomados, como Paulo Ferreira (Bhio Supply), Dr. Rogério Caruso (Chefe do Departamento de Transplantes da Secretaria da Saúde do RS), e Luciano Lorenz (WebMed), que discutiram as possibilidades e desafios da implementação da IA na saúde.
Confira a programação completa do Sapiranga Summit no site oficial do evento https://www.sapirangasummit.com.br/