Evento reunirá profissionais da saúde para discutir desafios e avanços no processo de doação e transplantes
O evento é aberto ao público, comunidade em geral e profissionais da saúde. As inscrições podem ser feitas no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdQuinM_1i-5rcbJGXwX_oTLEJJ_Pxk9wTP48xo8In1yd4L7w/viewform
A doação de órgãos é um ato de amor que ultrapassa fronteiras físicas e transforma vidas de forma profunda. Para quem está na fila de espera, cada minuto conta — e a esperança de um novo começo depende da generosidade de alguém que decide doar. Inspirado nisso e com o tema “Tempo é vida: doe órgãos, salve vidas”, o Hospital Sapiranga realiza no dia 30/07, às 9h30min, o I Simpósio Multiprofissional de Doação e Transplante de Órgãos, no auditório da instituição. O evento reunirá especialistas de diversas áreas da saúde para debater a importância do diagnóstico precoce, acolhimento familiar e o papel de diferentes profissionais no processo de doação de órgãos.
A programação do simpósio contará com painéis conduzidos por especialistas renomados que abordarão desde o panorama da doação de órgãos e o papel da OPO 1 e da CIHDOTT, com a participação da Dra. Fernanda Bow e equipe, até temas cruciais como o diagnóstico de morte encefálica, apresentado pelo Dr. Pedro Lima, e a atuação da enfermagem na manutenção do potencial doador. Também serão debatidos o acolhimento psicológico às famílias, com Cristian de Oliveira e Viviana Blume, e o papel da fisioterapia no cuidado integral ao transplantado, com Juliessa Florian. A especialista Glaci Salusse Borges trará reflexões sobre a cultura doadora e o sistema de transplantes, encerrando com o depoimento de Leandro Duarte, que compartilhará vivências de pacientes transplantados, em lista de espera e familiares doadores.
Um único doador pode salvar até oito vidas e devolver a chance de viver plenamente a quem aguarda por um transplante.
O evento é aberto ao público, comunidade em geral e profissionais da saúde. As inscrições podem ser feitas no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdQuinM_1i-5rcbJGXwX_oTLEJJ_Pxk9wTP48xo8In1yd4L7w/viewform
Acompanhe a programação completa:
09h00 – 09h30 | Credenciamento e Abertura
– Recepção e entrega de materiais
– Abertura Oficial: Direção do Hospital Sapiranga
09h30 – 10h30 | Panorama da Doação de Órgãos e Papel da OPO 1
– Palestrantes:
Dra. Fernanda Bow
Coordenadora da OPO1 da Santa Casa de POA e médica intensivista na UTI Pediátrica do HPS de POA. Atua há mais de 15 anos no processo de doação de órgãos para transplante.
Enfª Kelen Machado
Mestre em Enfermagem e Master Internacional em Doação e Transplantes pela Espanha. Enfermeira da OPO1 e OPO7 da Santa Casa de POA, com mais de 10 anos de experiência em comunicação humanizada em saúde.
Enfª Simone Lysakowski
Doutora em Pediatria, Mestre em Ensino na Saúde e especialista em Doação e Transplantes. Enfermeira da OPO1 da Santa Casa de POA, com ampla experiência em assistência, docência e formação profissional na área da doação de órgãos.
Mediadora:
Enfª Danúbia Silva
Enfermeira, pós-graduada em Terapia Intensiva e em fase de conclusão da especialização em Gestão Hospitalar pelo Hospital Moinhos de Vento. Atuou em emergência e terapia intensiva. Atualmente coordena a UTI Adulto e Neonatal do Hospital Sapiranga. Possui formações em ACLS, BLS e APH.
10h30 – 11h00 | Identificação e Diagnóstico de Morte Encefálica
– Palestrante:
Dr. Pedro Lima
Especialista em Clínica Médica e Medicina Intensiva. Responsável técnico da UTI do Hospital Sapiranga e plantonista da UTI Neurocirúrgica do Hospital Santa Casa de POA.
Mediadora:
Enfª Carla Marion Braga
Enfermeira graduada pela UNOPAR. Pós-graduanda em Emergência e Terapia Intensiva pela Escola de Saúde Santa Casa/La Salle. Atua na emergência do Hospital Sapiranga.
11h00 – 11h45 | Papel da Enfermagem na Manutenção do Potencial Doador
Palestrantes:
Enfª Camila Crippa
Graduada pela Unisinos, com pós-graduações em Urgência e Emergência, Terapia Intensiva e Auditoria em Saúde. Atua na Segurança do Paciente e integra a CIHDOTT do Hospital Municipal de Novo Hamburgo.
Enfª Roberta Guzzon
Graduada pela Univates, com pós-graduação em Cardiologia e Nefrologia. Atua desde 2019 na UTI do Hospital Municipal de Novo Hamburgo, onde assumiu a coordenação em 2023. Integra a CIHDOTT da FSNH, é preceptora dos residentes da Feevale e compõe a Direção da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo.
Mediador:
Enf. Arthur Busnello
Graduado pela Universidade Feevale, com pós-graduação em Terapia Intensiva e em Docência em Enfermagem. Integra a equipe de enfermagem do Hospital Sapiranga.
11h45 – 13h15 | Intervalo
13h15 – 14h00 | Psicologia e o Acolhimento Familiar na Entrevista
Cristian de Oliveira
Psicólogo na Rede de Atenção Básica de Nova Hartz e no Hospital Sapiranga, onde integra a CIHDOTT. Pós-graduado em Saúde da Família, com formação na Abordagem Centrada na Pessoa.
Viviana Blume
Psicóloga no Hospital Sapiranga onde integra a equipe da CIHDOTT e na Rede de Atenção Psicossocial de Nova Hartz. Atua também como psicóloga clínica e perita judicial, é especialista em Psicologia Jurídica e Neuropsicanálise Clínica.
14h00 – 14h45 | Além da Cirurgia: A Atuação do fisioterapeuta no cuidado integral ao paciente transplantado
Palestrante:
Juliessa Florian
Fisioterapeuta, mestre e doutora em Ciências da Pneumologia pela UFRGS. Especialista em Ciências do Movimento. Líder do Serviço de Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica do Pavilhão Pereira Filho (ISCMPA) e professora na Pós-graduação da Escola de Saúde La Salle – Santa Casa.
Mediador:
Dr. Pedro Lima
Especialista em Clínica Médica e Medicina Intensiva. Responsável técnico da UTI do Hospital Sapiranga e plantonista da UTI Neurocirúrgica do Hospital Santa Casa de POA.
14h45 – 15h30 | Corrida contra o Tempo
– Palestrante:
Valeria Ochoa
Jornalista com especialização em Comunicação e Marketing. Atua como assessora de Comunicação do Sinpro/RS e diretora da Fundação Ecarta. É autora do livro Corrida contra o Tempo, sobre os desafios da doação de órgãos no Brasil, e já foi reconhecida com prêmios da ARI e da Amrigs por sua atuação jornalística.
Mediadora:
Glaci Salusse Borges – Cultura Doadora
Jornalista, produtora cultural e de educação. Coordena o projeto Cultura Doadora da Fundação Ecarta.
15h30 – 16h00 | Coffee Break
16h00 – 16h45 | Diálogos: Reflexões com pacientes transplantados, em espera e decisão da Doação
Palestrante:
Leandro Duarte
Microempresário serigráfico, natural de São Francisco de Paula. Casado e pai de dois filhos, é apaixonado por vôlei e samba. Viveu a experiência da Doença Renal Crônica desde 2018, passando por dois transplantes renais (2019 e 2025), mantendo sempre o otimismo e a fé no futuro.
Mediadora:
Enfª Natabe Weiand
Enfermeira, pós-graduada em Docência, Intensivismo Pediátrico e Neonatal, Urgência e Emergência. Com 17 anos de experiência, atua no Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Sapiranga.
16h45 – 17h00 | Encerramento e Considerações Finais