As diferenças de cada teste para detecção da Covid-19

Muitas dúvidas vêm surgindo sobre a utilização dos testes para diagnóstico e acompanhamento da infecção pelo novo Coronavírus. Por isso o Hospital Sapiranga descreve a diferença entre os testes e qual seria mais adequado para cada situação, qual a precisão e quais os significados dos termos técnicos utilizados.

Quais os tipos de testes existentes?

RT-PCR, Sorologia (IgM e IgG) e teste rápido.

O que são testes RT- PCR?

RT-PCR é considerado o teste padrão-ouro no diagnóstico da doença ativa pelo COVID-19, cuja confirmação é obtida através da detecção do RNA (da molécula) do vírus na amostra analisada, preferencialmente obtida em raspagem de nasofaringe (nariz e garganta).

A coleta para este exame deve ser realizada preferencialmente a partir do terceiro dia após o início dos sintomas e até o décimo dia, pois ao final desse período, a quantidade de RNA tende a diminuir. Ou seja, o teste RT-PCR identifica o vírus no período em que está ativo no organismo, tornando possível aplicar a conduta médica apropriada.

O que são testes de Sorologia (IgG e IgM):

O teste de sorologia, diferentemente da RT-PCR, verifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus. Isso é feito a partir da detecção de anticorpos IgG e IgM em pessoas que foram expostas ao vírus. Nesse caso, o exame é realizado a partir da amostra de sangue do paciente, processado por um laboratório de análises clínicas.

Para que o teste seja mais seguro, é recomendado que seja realizado, pelo menos, 10 dias após o início dos sintomas. Isso se deve ao fato de que a produção de anticorpos no organismo só ocorre depois de um período mínimo após a exposição ao vírus.

Realizar o teste de sorologia fora do período indicado pode resultar num resultado falso negativo. Em caso de resultado negativo, uma nova coleta pode ser necessária, a critério médico. Vale ressaltar também, que nem todas as pessoas desenvolvem anticorpos detectáveis pelas metodologias disponíveis. Desse modo, podem haver resultados negativos na sorologia mesmo em pessoas que tiveram Covid-19 confirmada por PCR.

Testes de IgG e IgM podem auxiliar o mapeamento da população “imunizada” (que já teve o vírus ou foi exposta a ele).

O que são testes rápidos?

São aqueles parecidos com o teste de glicose onde utiliza-se uma gota de sangue retirada do dedo.

A maioria dos testes rápidos existentes possuem sensibilidade e especificidade muito reduzidas em comparação as outras metodologias. Por isso, seu resultado deve ser avaliado pela equipe de profissionais da saúde no contexto de cada caso.

Ressaltamos que estamos lidando com uma doença nova e que a interpretação dos resultados dos testes devem ser feitas pelos profissionais de saúde no contexto de cada caso. Cada exame tem a sua finalidade e as suas limitações. O Hospital Sapiranga segue todos os protocolos de segurança preconizados pelo Ministério da Saúde.

Fontes: Anvisa / Ministério da Saúde

Compartilhe esse Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A vida precisa continuar!

Ser um doador de órgãos é um ato de amor e solidariedade!

A doação de órgãos ou de tecidos é um desejo de doar uma ou mais partes do corpo para ajudar no tratamento de outras pessoas. ​A doação pode ser de órgãos ou de tecidos. Alguns órgãos como o rim, parte do fígado e da medula óssea podem ser realizados em vida, e a doação de órgãos de pessoas falecidas, somente após a confirmação do diagnóstico de morte encefálica.

Se você tem esse desejo de se tornar um doador de órgãos, a atitude mais importante é informar essa vontade a seus familiares uma vez que, após sua morte, somente eles poderão decidir sobre a doação.

Seja Solidário, Doe Sangue,
Salve Vidas!

Doações de sangue devem ser realizadas diretamente no Hemocentro do Estado do RS.

Fone: (51) 3336-6755
Site: www.saude.rs.gov.br
E-mail: hemorgs@saude.rs.gov.br
Endereço: Av. Bento Gonçalves, 3722 Porto Alegre – RS

Informações sobre Campanhas de Doação de Sangue entre em contato com o Hospital Sapiranga pelo e-mail comunicacao@hospsbs.com.br

Trabalhe Conosco

Faça parte da Equipe Hospital Sapiranga!

Somos uma empresa que preza pelo cuidado e bem-estar dos nossos clientes e colaboradores.

Se você também preza pelo cuidado com o próximo, venha fazer parte da nossa equipe!

Temos uma oportunidade aguardando pelo seu talento.

Requisição de Cadastro

Caro Médico, para solicitação de cadastro junto ao corpo clínico do Hospital Sapiranga, solicitamos que entre em contato pelo e-mail relacionamentomedico@hospsbs.com.br

Solicitação de Prontuários

As solicitações de prontuário podem ser realizadas pelo e-mail same@hospsbs.com.br ou de forma presencial em terças e quintas-feiras das 13h30 às 15h30.