Hospital Sapiranga no Cuidado com o Meio Ambiente

No mês de junho é celebrado o dia Mundial do Meio Ambiente e o Hospital Sapiranga, mantém entre seus valores, o COMPROMISSO SOCIAL, o que envolve seu comprometimento com a sociedade, desenvolvendo ações de responsabilidade socioambiental. E para celebrar este dia o setor de Hotelaria desenvolveu a campanha “Pequenos hábitos, fazem grande diferença”, que consiste no incentivo da utilização de copos e xícaras reutilizáveis, evitando assim o uso de copos plásticos descartáveis. O colaborador que apresentar ou doar um copo ou xícara reutilizável, ganhará uma muda de árvore/planta, que levará a seguinte mensagem: “Cuidar do meio ambiente, é cuidar do nosso futuro”!

Outra ação que será realizada no decorrer da semana, em parceria com a empresa Apoio Ambiental, será o plantio de 65 mudas de árvores, em diversos locais da cidade, conforme orientação da SEMAPE.  Esta ação é uma forma de compensação ambiental, vinculada a expansão do hospital, com a construção do novo anexo.

A instituição ao longo dos seus 77 anos, sempre teve o compromisso com a sustentabilidade e com o meio ambiente, desenvolvendo ações de preservação e conscientização sobre a utilização dos recursos ambientais, pois entende que cuidar do meio ambiente agora, é cuidar do futuro das novas gerações, e cuidar do bem-estar de todos é o propósito do Hospital. Para tanto realiza diversas ações em busca deste objetivo.

Entre elas, destaca-se o Certificado de Energia Renovável, o qual confirma que o Hospital utiliza somente energia elétrica proveniente de fontes limpas, totalmente renováveis e que não agridem o meio ambiente (eólica, solar, biomassa, PCH e CGH). Com a utilização desta energia no ano de 2020, o Hospital Sapiranga reduziu 92,665 toneladas de CO², conforme informado no Certificado de Redução de Emissão de Gases de Efeito Estufa, o que equivale a: 2.561 mudas de árvores conservadas por 20 anos; 921 veículos leves à gasolina percorrendo 500km.

Seus processos são pensados com a finalidade de minimizar ao máximo os impactos que seus serviços possam causar ao meio ambiente. Assim, além do foco em redução de emissões de CO², ações ambientais sustentáveis são adotadas diariamente nas unidades, como a redução do consumo de água, energia e geração de resíduos, através de campanhas de conscientização interna. A instituição acredita que o consumo consciente resulta num futuro melhor: reduzindo impactos, gerando transformações e mudando atitudes.

O hospital conta também com um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, pois sendo uma instituição hospitalar, gera diariamente diversos tipos de resíduos que podem impactar de diferentes modos e intensidades o meio em que vivemos, caso não sejam administrados corretamente.

Por isso a instituição preza pelo descarte e manejo correto do lixo; constantemente são realizadas capacitações com os colaboradores; campanhas internas de conscientização do uso de energia, água e papel são desenvolvidas periodicamente, assim como o incentivo do uso de copos e xícaras reutilizáveis, a fim de evitar o uso de copos plásticos descartáveis. O óleo de cozinha é armazenado e coletado mensalmente por empresa autorizada que reutiliza o mesmo para confecção de novos produtos. E os resíduos recicláveis são armazenados e vendidos para empresas licenciadas.

Além disso, o Hospital teve a preocupação de projetar um sistema de cisternas, junto a construção do novo anexo, com o objetivo de captar a água da chuva para irrigação de jardins e limpeza de áreas externas. Cada cisterna terá capacidade para armazenar 25 mil litros de água pluvial, assim economizando água potável. A instituição também dispõe de torneiras com sistemas automáticos para controle e economia de água, minimizando ainda mais o desperdício.

A instituição também desenvolve há mais de 10 anos o projeto Plantando Vidas, realizado em parceria com o CEMEAM e o Rotary Club. O projeto consiste em presentear toda criança que nasce na instituição com uma muda de árvore. A ação representa o amor incondicional entre pais e filhos, estendido à natureza através do plantio de uma árvore e o seu cuidado permanente, acompanhando o desenvolvimento da criança e colaborando ao mesmo tempo com o meio ambiente.

O Hospital Sapiranga está focado não apenas no bem-estar e saúde dos seus clientes, parceiros e colaboradores, mas também em proporcionar uma melhor qualidade de vida às futuras gerações, por meios de ações sustentáveis, pois um meio ambiente melhor, reflete na saúde de toda a comunidade. Contribua você também com este futuro.

Compartilhe esse Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A vida precisa continuar!

Ser um doador de órgãos é um ato de amor e solidariedade!

A doação de órgãos ou de tecidos é um desejo de doar uma ou mais partes do corpo para ajudar no tratamento de outras pessoas. ​A doação pode ser de órgãos ou de tecidos. Alguns órgãos como o rim, parte do fígado e da medula óssea podem ser realizados em vida, e a doação de órgãos de pessoas falecidas, somente após a confirmação do diagnóstico de morte encefálica.

Se você tem esse desejo de se tornar um doador de órgãos, a atitude mais importante é informar essa vontade a seus familiares uma vez que, após sua morte, somente eles poderão decidir sobre a doação.

Seja Solidário, Doe Sangue,
Salve Vidas!

Doações de sangue devem ser realizadas diretamente no Hemocentro do Estado do RS.

Fone: (51) 3336-6755
Site: www.saude.rs.gov.br
E-mail: hemorgs@saude.rs.gov.br
Endereço: Av. Bento Gonçalves, 3722 Porto Alegre – RS

Informações sobre Campanhas de Doação de Sangue entre em contato com o Hospital Sapiranga pelo e-mail comunicacao@hospsbs.com.br

Trabalhe Conosco

Faça parte da Equipe Hospital Sapiranga!

Somos uma empresa que preza pelo cuidado e bem-estar dos nossos clientes e colaboradores.

Se você também preza pelo cuidado com o próximo, venha fazer parte da nossa equipe!

Temos uma oportunidade aguardando pelo seu talento.

Requisição de Cadastro

Caro Médico, para solicitação de cadastro junto ao corpo clínico do Hospital Sapiranga, solicitamos que entre em contato pelo e-mail relacionamentomedico@hospsbs.com.br

Solicitação de Prontuários

As solicitações de prontuário podem ser realizadas pelo e-mail same@hospsbs.com.br ou de forma presencial em terças e quintas-feiras das 13h30 às 15h30.