Novembro Azul: a detecção precoce é fundamental

Médico do Hospital Sapiranga, Eduardo Mastalir, salienta importância dos homens estarem atentos aos cuidados com a saúde

 

Ele é considerado o segundo câncer mais comum entre homens e a principal causa de mortalidade entre os diferentes tipos de câncer, ficando atrás apenas dos casos em que a doença acomete o pulmão. O Câncer de Próstata é uma realidade preocupante e as estatísticas mostram esse quadro, sendo esperados 65 mil novos casos por ano no Brasil.

“A grande notícia é que quando descoberto precocemente podemos oferecer chance de cura superior a 90%. Essa prática passa por fazer exames antes de, eventualmente, o paciente demonstrar sintomas. Por isso, se sugere que pelo menos uma vez por ano seja feita consulta com o médico urologista”, afirma o médico urologista do Hospital Sapiranga, Eduardo Mastalir.

Homens negros ou com histórico familiar de câncer de próstata devem começar a fazer o exame a partir dos 45 anos porque os fatores de risco são idade, etnia e fatores hereditários. Eventualmente, o consumo de alimentos gordurosos está também associado a um aumento do número de casos

O médico enfatiza que, hoje, várias técnicas cirúrgicas modernas estão contribuindo para que o tratamento seja feito com o menor sequela.

“o risco de incontinência urinária e impotência sexual sempre amedrontam os homens. Então, com o advento, principalmente da robótica e a medicina de precisão nos movimentos, está sendo possível fazer uma cirurgia que do ponto de vista oncológico é bem adequada e deixa menos sequelas nos pacientes”, completa o médico.

Compartilhe esse Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A vida precisa continuar!

Ser um doador de órgãos é um ato de amor e solidariedade!

A doação de órgãos ou de tecidos é um desejo de doar uma ou mais partes do corpo para ajudar no tratamento de outras pessoas. ​A doação pode ser de órgãos ou de tecidos. Alguns órgãos como o rim, parte do fígado e da medula óssea podem ser realizados em vida, e a doação de órgãos de pessoas falecidas, somente após a confirmação do diagnóstico de morte encefálica.

Se você tem esse desejo de se tornar um doador de órgãos, a atitude mais importante é informar essa vontade a seus familiares uma vez que, após sua morte, somente eles poderão decidir sobre a doação.

Seja Solidário, Doe Sangue,
Salve Vidas!

Doações de sangue devem ser realizadas diretamente no Hemocentro do Estado do RS.

Fone: (51) 3336-6755
Site: www.saude.rs.gov.br
E-mail: hemorgs@saude.rs.gov.br
Endereço: Av. Bento Gonçalves, 3722 Porto Alegre – RS

Informações sobre Campanhas de Doação de Sangue entre em contato com o Hospital Sapiranga pelo e-mail comunicacao@hospsbs.com.br

Trabalhe Conosco

Faça parte da Equipe Hospital Sapiranga!

Somos uma empresa que preza pelo cuidado e bem-estar dos nossos clientes e colaboradores.

Se você também preza pelo cuidado com o próximo, venha fazer parte da nossa equipe!

Temos uma oportunidade aguardando pelo seu talento.

Requisição de Cadastro

Caro Médico, para solicitação de cadastro junto ao corpo clínico do Hospital Sapiranga, solicitamos que entre em contato pelo e-mail relacionamentomedico@hospsbs.com.br

Solicitação de Prontuários

As solicitações de prontuário podem ser realizadas pelo e-mail same@hospsbs.com.br ou de forma presencial em terças e quintas-feiras das 13h30 às 15h30.