Quando devo levar meu filho a uma emergência hospitalar?
Primeiramente vamos esclarecer o que é considerado um atendimento de emergência e urgência.
Um atendimento de emergência, é quando o paciente, adulto ou criança, necessita de assistência médica imediata, pois a situação implica em um risco iminente de morte.
Já o atendimento de urgência, é quando o paciente não apresenta risco de morte iminente, mas que pode evoluir para complicações mais graves.
Por isso, o atendimento de emergência e urgência pediátrica é aconselhado quando não há como esperar por uma consulta agendada com o pediatra. Pois o acompanhamento ideal para a saúde da criança, recomenda-se consulta periódicas, conforme orientações do ministério da saúde e do seu médico. Desta forma, é possível avalia-la de forma geral, focar em condutas e tratamentos certos para cada situação. Com o atendimento especializado, as dúvidas, as queixas e qualquer outra situação incomum, serão melhores compreendidas por um médico que já mantém um contato frequente com os hábitos e rotinas da criança, esclarece Dr. Thiago Longhi, Coordenador da Pediatria do Hospital Sapiranga.
Mas como saber em quais situações devo levar meu filho a uma emergência?
Existem diversas situações pontuais em que a criança precisa de atendimento imediato e urgente, e é muito importante que os pais reconheçam quais são essas situações para não expor seu filho a um ambiente estressante e não isento de riscos, como um hospital.
A criança deve ser levada à emergência quando apresentar:
Dificuldade respiratória: a criança com dificuldade para respirar mostra o esforço que necessita fazer para “buscar o ar” através de alguns sinais como: respiração muito rápida, dor ao respirar e parece sufocar. Pequenos objetos também podem causar problemas respiratórios. Se a criança aspirar ou engolir um brinquedo, por exemplo, deve-se leva-la a um serviço de emergência.
Febre: leve seu filho à emergência em caso de febre muito alta apresentando gemência, desânimo ou fraqueza. A febre por si só não deve preocupar. Por um período de 12 horas, ela pode ser controlada em casa com a medicação recomendada. Se não estiver conseguindo baixar a temperatura do seu filho com o remédio, ou apresentar picos acima de 39,5º C, procure um atendimento de emergência. A temperatura baixa (menor que 35,0°C) também é um sinal para buscar um atendimento de emergência.
Ferimentos, quedas e traumatismo: se a criança estiver com um sangramento intenso, difícil de estancar, traumas sérios como a queda de um brinquedo alto, são motivos para procurar um atendimento de emergência. Quanto a batidas na cabeça, é evidente que as crianças passam por este trauma, várias vezes durante a infância. Na maioria das vezes, esses traumas não precisam de avaliação. São motivos para procurar a emergência quando ocorrer: perda de consciência e de memória, convulsão pós-trauma, alteração de comportamento, muitos vômitos, sonolência anormal.
Vômito e diarreia: vômito e diarreia em crianças podem ter várias causas e geralmente, não duram muito tempo. A maior preocupação é a desidratação. Os principais sinais de alerta para correr para a emergência são: fraldas secas, não urinar, vômitos frequentes e diarreia com sangue.
Reações alérgicas: manchas pelo corpo e coceira precisam ser tratados, mas podem esperar uma consulta com o pediatra ou o dermatologista. A situação é grave quando existe algum sintoma respiratório: tosse rouca, dificuldade para respirar ou chiado. Também é preciso ficar atento com os sinais de alergia grave, como inchaço nos lábios e garganta.
Intoxicações: fique atento, se acontecer possíveis ingestões acidentais de medicamentos, produtos de limpeza, inseticidas ou drogas ilícitas, dirija-se a emergência. O tempo entre a ingestão e a possível intervenção é muito importante. Lembre-se de levar junta o recipiente do produto para verificação do médico.
Convulsões: a ocorrência de uma crise convulsiva é motivo para ir à emergência, exceto naquelas crises de pacientes com epilepsia, as quais as famílias já estão orientadas de como conduzir a crise.
Essas são algumas situações de alerta na pediatria. É recomendável também, quando possível, que antes de trazer seu filho a um serviço de emergência, que faça contato com o pediatra da criança para melhores orientações, na maioria das vezes é mais indicado agendar uma consulta com o médico que já conhece o seu filho e seguir com um acompanhamento mais adequado e assertivo.
Como funciona o serviço de emergência e urgência pediátrica do Hospital Sapiranga?
Nosso serviço de emergência e urgência realiza atendimento 24h por dia, todos os dias da semana. Contamos com profissionais capacitados e especializados para atender priorizando os casos de risco. Contamos ainda com um Centro de Diagnóstico moderno para a realização de exames em casos mais complexos, assim oportunizando um diagnóstico conciso, e consequentemente possibilitando tratamento indicado com maior brevidade.
Os atendimentos são classificados quanto ao risco, para o qual utilizamos cinco cores para identificar o grau de gravidade de cada paciente: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. A cor vermelha representa os casos mais graves, e as cores verde e azul, os mais leves, os quais sugerimos atendimento eletivo em nosso Centro de Especialidades. Com este método também, é possível saber quanto tempo o paciente poderá levar para ser atendido. Nossas equipes buscam realizar o atendimento no menor tempo possível, no entanto, muitas vezes, contamos com diversos casos de emergência graves que podem gerar uma espera além do tempo previsto na classificação.
A classificação de risco hospitalar evita que os pacientes com casos mais graves esperem por mais tempo do que os casos mais leves. Assim, é possível evitar o agravamento do quadro de saúde.
Aqui no Hospital Sapiranga, nos preocupamos com a elucidação diagnóstica de todos os casos, agilizando o processo e instruindo, de forma rápida e precisa, os devidos tratamentos, com indicação de internação e exames, quando necessário.
Nossa recomendação, é que se priorize o cuidado com a saúde através da prevenção, agendando regularmente consultas com especialistas e realizando exames preventivos com periodicidade, a orientação é investir na saúde, para não dar chances para as doenças.
Para manter sua saúde em dia, consultas e exames podem ser agendados através dos telefones (51) 3599-8100 ou pelo whatsapp (51) 9 9941-8484 exclusivo para mensagens.