Busca: OK
Acesso Rápido:

Termos de Consentimento Informado e Esclarecido

Dúvidas como, “Quanto tempo dura a anestesia? Posso beber água? Dói? Pode acontecer algo grave durante o procedimento?”, são muito comuns em pessoas que irão fazer algum procedimento de saúde, principalmente se você não é médico. É direito do paciente e dever do médico responder todas as dúvidas e orientar sobre o diagnóstico, prognóstico e formas de tratamento disponíveis, além dos riscos.


Por isso, Hospitais, clínicas e profissionais médicos são obrigados a disponibilizar o consentimento informado, um termo no qual o paciente ou responsável permite ou recusa se submeter a um procedimento médico. Este documento deve ser assinado antes do procedimento e depois de obter todos os esclarecimentos.


No termo, devem constar os riscos, probabilidades de sucesso, alternativas e o que pode acontecer durante a recuperação e o médico deve esclarecer todas as dúvidas e informar o que pode acontecer se o paciente não realizar a cirurgia ou exame.


O médico assistente é o responsável por passar essas informações ao paciente.


No Hospital Sapiranga os procedimento que exigem a assinatura deste documento são: procedimentos cirúrgicos de qualquer porte, transfusão sanguínea, procedimentos invasivos diagnósticos ou terapêuticos como, punção, endoscopias ou com administração de contrastes endovenosos, além de procedimentos anestésicos, incluindo todas as modalidades de sedação.


Sem este documento assinado, o procedimento não será realizado, exceto em caso de urgência.


Disponibilizamos os termos abaixo para que você, paciente ou médico, possa ter acesso ao documento necessário para a internação.