A UTI Neonatal do Hospital Sapiranga foi inaugurada no dia 23 de janeiro e desde então vem recebendo pacientes de toda região.
O serviço que conta com dez leitos, vem atendendo crianças de convênios e particulares. A Habilitação ao SUS, ainda está tramitando, conforme explica a administradora do Hospital Elita Herrmann. Ressalta também dificuldade do hospital para transferir estes pacientes sus para outras instituições pela falta de leitos. Infelizmente até obtermos a habilitação não temos como manter esses bebês em nossa instituição. O Estado encaminhou o processo ao Ministério da Saúde e por enquanto temos que aguardar a tramitação, sem prazo para conclusão.
Durante este mês a UTI Neonatal atendeu mais de 15 recém nascidos, Julia Bender Flores foi a primeira paciente prematura a internar na UTI Neonatal do Hospital. Julia nasceu no dia 23 de janeiro com 34 semanas, transferida no mesmo dia de outra instituição, a bebê obteve todo o atendimento necessário e passou 17 dias internada. A mãe de Julia, Rita Cristiane Bender e o pai Daniel Luis Flores de Novo Hamburgo, agradeceram imensamente o atendimento prestado a sua filha, ressaltaram o carinho e a atenção com a qual todos os dias eram recebidos e agradeceram toda a equipe de enfermagem a qual chamaram de anjos.
Segundo o diretor técnico do hospital Dr. Eduardo Melnick, a UTI neonatal é um espaço reservado para tratamento de prematuros e de bebês que apresentam algum tipo de problema ao nascer. Nem sempre os bebês internados nas UTI’s neonatais estão doentes. Algumas vezes eles estão apenas crescendo e se tornando aptos para respirar, sugar e deglutir. O tratamento intensivo é, na maioria das vezes, indicado para bebês prematuros – nascidos antes de 9 meses de gestação – ou de baixo peso. Entretanto, qualquer recém-nascido pode precisar da UTI Neonatal. Grande parte dos casos é de bebês com dificuldade respiratória. Problemas cardíacos, icterícia ou cirurgias também podem exigir cuidados intensivos.
Para isso a UTI neonatal do Hospital Sapiranga está equipada com modernos recursos tecnológicos, capaz de oferecer toda assistência necessária a esses pequenos pacientes especiais. Isso inclui um ambiente todo planejado para o melhor conforto do bebê e de seus familiares com iluminação especial, ambiente para monitorização, incubadoras e suporte respiratório com tecnologia de ponta, suporte nutricional e lactário, hemoterapia, exames diagnósticos e cirurgia pediátrica.